A Sofisticada Técnica de Folheação a Ouro

esfinge 1cA Sofisticada Técnica de Folheação a ouro pode repaginar a decoração de seu ambiente.

A técnica da folheação a ouro é uma das mais antigas na decoração e antiguidade.

A Douração ou metal folheado data de 2300 a.C, quando artesãos descobriram uma maneira de transformar o ouro em folhas finas e aderi-las em objetos. Imagens de ourives fazendo folhas de ouro aparecem em pinturas egípcias e metal folheado aparece na arte fenícia e chinesa. Metal folheado aparece constantemente na história da arte, incluindo ícones bizantinos, mosaicos e manuscritos iluminados. Era um acabamento muito popular no período barroco para esculturas, quadros e móveis.

Historicamente o ouro ou a prata eram colocados entre folhas de pergaminho e batido com malhos de madeira até que ficasse fino e maleável. As folhas eram, então, cortadas e colocadas entre folhas de papel para sua proteção. A tecnologia de hoje permite a produção de micro-finas folhas de um número de metais e ligas metálicas que podem facilmente tomar a forma do item que está sendo dourado como esculturas, quadros, joias e obras de arte.

Metal folheado vem em muitas variedades: ouro, prata e cobre. Pode ser feito de ouro genuíno, prata genuína ou um composto de metais criado para ter a aparência de ouro

Desde molduras, vasos, itens decorativos, de paredes  a caixilhos de quadros existe uma grande tradição com várias peças importantes destacadas na historia e utilizar esta técnica em seus moveis pode ser uma solução inteligente para repaginar seu ambiente.

Técnica de marmorização

Uma breve história da técnica de marmorização:

Nas paredes de cavernas na França e Espanha, pinturas simples foram encontradas, com cenas do dia a dia há 15.000 aC.

Os micênicos, uma antiga civilização do Egeu, são conhecidos por terem decorado a cerâmica com marmorização há mais de quatro mil anos.

Artesãos qualificados da Índia e Egito começaram a dominar woodgraining (falsa madeira) e marmoreio ou marmorização (imitação de mármore), em 3000 aC, junto com a douração e pinturas murais. As ruínas de suas cidades indicam que eles decoraram as paredes, móveis, livros e acessórios em templos e palácios, bem como habitações humildes.

Exemplos de marmorização que é um trompe l’ oeil (“engana olho”), podem ser vistas nas ruínas de Pompéia e Herculano.

A cerâmica romana combina argila de cores diferentes para sugerir os veios do mármore, que forneceu a inspiração para a cerâmica Wedgwood e Staffordshire do século 18.

A partir do século 13 o marmoreio foi usado em igrejas por toda a Europa para cortar custos, e para adicionar grandeza às características arquitetônicas, como fizeram os gregos e romanos. Do século 15 e 16, temos como exemplo a Basílica de São Pedro em Roma e da Capela Sistina, no Vaticano.

Em meados do século 16, o pintor italiano Paolo Veronese, e seus artistas combinaram belos exemplos de marmoreio com pintura mural, que pode ser visto no Villa Barbaro, em Maser, Itália.

Os artistas europeus do período renascentista treinados extensivamente em douração, stencilling, woodgraining e marmorização, bem como no afresco e pintura trompe l’oeil, foram contratados pelos ricos para decorar tudo, desde peças de mobiliário até paredes em castelos e palácios , como o Palácio de Versalhes perto de Paris.

Na França do século 18, móveis pintados para assemelhar-se a madeira (faux bois) e mármore (faux marbre) foram usados para combinar com as paredes em residências senhoriais, o que representava uma grande sofisticação.

A moda dos acabamentos de pintura foi exportada para a América do Norte no início do século 19, quando pisos marmorizados foram vistos no início de 1700.

Uma pequena seção do piso xadrez preto e branco marmorizado foi preservado na Van Cortland Manor House em Tarrytown, Nova York.

Falsa madeira e marmorização atingiram o auge da sofisticação do século 19, inspirados pela popularidade das caras e raras madeiras tropicais e mármores exóticos, e pelas pinturas apresentadas na Grande Exposição de Londres em 1851 e Paris em 1855.

Artesãos altamente qualificados, como John Taylor de Birmingham e do famoso Thomas Kershaw de Standish, foram premiados com medalhas em exposições de Paris e de Londres. Exemplos de seu trabalho podem ser vistos no The Victoria & Albert Museum, Londres e no Museu Chadwick, Bolton Reino Unido.

A delicada técnica de marmorização pode ser realizada sobre toda superfície sem quebrar ou sujar o ambiente e bem realizada, oferece um toque de sofisticação e requinte.

 

Técnica de Marmorização realizados pelo Atelier Marta Bognar: